terça-feira, 21 de outubro de 2014

PASSO 4 - MATERIALIZAÇÃO – A experiência de tornar visível aquilo que sonhamos

Apresentação de resultados

1. Apresentação do projeto para outros participantes contribuir!

Compartilhei 2 projetos com os outros participantes do SIM e com minha rede. No primeiro ainda estava delineando, angariando ideias. Descrevi minha intenção e publiquei no face (no grupo dos participantes do caminho do SIM). O segundo projeto nasceu depois que visitei todas as publicações na Feira de Ideias que fizemos no face.
Inicialmente fiquei pensando em ideias que pudessem ser materializadas em painéis ou outras estruturas físicas. Pensei bastante e entendi que talvez eu não teria tempo hábil para desenvolver. Outro ponto determinante que refleti é que  acredito que a modificação física de algo deve derivar de um sonho coletivo, e eu não tinha um diagnóstico dos sonhos em mãos, nem tempo hábil para fazê-lo. Não queria que fosse apenas a satisfação de um sonho meu. Nesse momento queria me colocar à disposição do outro, do coletivo!!!

Consegui definir o local apenas no segundo dia da Feira de Ideias. No meu caso o lugar não foi o ponto de partida para pensar na transformação, estava mais preocupada com o público!!! O elemento humano foi meu foco desde o início da ideias!

O local ficou certo quando entrei em contato com o grupo Aldeia dos Sonhos e fiquei sabendo que eles iriam fazer uma mobilização em um bairro da periferia de Manaus chamado Colônia Antônio Aleixo. Fiquei com muita vontade de fazer algo pra esse público e tive a confirmação de que eu poderia acompanhá-los na atividade, com a liberdade para desenvolver algo em paralelo. 
A ideia do grupo era fazer um cortejo em uma rua principal da comunidade, então pensei em uma atividade simples que eu pudesse realizar em movimento (caminhando) e que conseguisse realizar sozinha, já que os participantes da Aldeia dos Sonhos estariam conduzindo outras atividades. 

Entendi que nessas condições de tempo de elaboração eu gostaria de uma transformação que se materializasse não em estruturas físicas, mas nas pessoas participantes...

O vídeo "TROCO SONHOS" foi inspirador para mim. E então tive a ideia de fazer o "Doce Carinho".

2. Resultado da colaboração entre os participantes:

Quando publiquei meu primeiro projeto obtive a colaboração de Iédem Storch, Janeth Araújo Ruano e Marina Cota!!! Todas tentaram me ajudar na principal dúvida, que era como envolver os adultos! Também me sugeriram atividades complementares!
Visitei quase todas as publicações do face e escrevi comentários para as pessoas que eu achei que conseguiria colaborar. Foram: Sofia Morim, Cecí Romera, Ranyely Araujo (conecte-se), Leonardo Guedes.
Consegui publicar o meu segundo projeto apenas nas horas finais da Feira de Ideias, momento no qual este nasceu!!!  
Não consegui interagir mais com os outros participantes pela internet, pois não tive muito tempo livre, só me sobrando o período das noites! Mas ainda assim achei que as interações foram bem produtivas!
Também fiquei em comunicação com o grupo para participar do Festival Conecte-se!

3. Como se desenvolveu a ação:

A proposta do "Doce Carinho" era oferecer um doce (bala de chocolate) para uma pessoa, mas solicitar que em troca ela adoçasse a vida de mais 3 pessoas com um CARINHO (sugestões de carinhos no potes: beijo, abraço ou cafuné na cabeça). Outra sugestão era que a pessoa escolhesse três pessoas desconhecidas para dar o carinho. Após a realização dos carinhos a pessoa recebia o doce. Com essa atividade eu quis incentivar o afeto e carinho entre as pessoas!!!
Realizei essa atividade no sábado (18/10) pela manhã na comunidade do buracão na Colônia Antônio Aleixo. Também realizamos a Árvore dos Sonhos com os participantes. Devido à chuva utilizamos a estrutura do Instituto Transformando Vidas para as atividades e o cortejo, planejado anteriormente, não aconteceu. Ficamos em atividade durante aproximadamente 1 hora e meia (11hs às 12h30).
 
Após a realização no sábado tive vontade de realizar novamente a atividade no domingo. Inicialmente planejei realizar em espaços de convivência de prédios de um projeto de reurbanização de palafitas (Prosamim), mas quando chegamos na área não tinham muitas pessoas. Então decidimos (eu e minhas amigas Polly e Fer) fazer no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, pois lá tínhamos certeza que alcançaríamos um grande público. Além do "Doce Carinho" também realizamos a Árvore do Sonhos. Ficamos em atividade 2 horas e meia (18hs às 20h30).


4. Resultados da ação, quantitativos e qualitativos:

- Quantas pessoas participaram diretamente da ação?
Ao todo foram atingidas pela ação aproximadamente 115 pessoas
Na Colônia Antônio Aleixo foram 17 participantes que trocaram carinho entre si. Foram depositados 15 sonhos na árvore dos sonhos!
No Largo São Bento foram 38 pessoas que participaram aceitando o desafio e que deram carinho à 45 pessoas desconhecidas! Não é o triplo exato pois algumas pessoas trocaram carinho entre si! E também não contei dobrado as pessoas que estavam perto da árvore dos sonhos e que acabaram recebendo carinho mais de uma vez! Então certamente o número de carinhos distribuídos deve passar de 150!  
Na Árvore dos Sonhos foram depositados 37 sonhos ao todo! Destas, poucas não participaram do "Doce Carinho".
Apenas 3 pessoas não concordaram em participar da brincadeira!!!
Nenhum desconhecido se recusou a receber o carinho!!! :)

- Quantas pessoas fizeram parte da organização/realização da ação?
Na Colônia Antônio Aleixo contei com a colaboração de mais 5 pessoas na organização da atividade (Adriane, Jucilene, Renata, Felipe e Rosival);
No Largo São Bento tive a colaboração de mais 4 pessoas (Pollyana, Fernanda, Murilo e Paula);
Agradeço imensamente à essas pessoas!!! Não alardeei o convite devido às incertezas de local e do clima, mas chamei guerreiros que eu sabia que estavam prontos para colocar-se em movimento e agir! 

- Quantas pessoas você considera terem sido diretamente beneficiadas pela ação?
Acredito que pelo menos 200 pessoas tenham sido beneficiadas pela ação!!! A energia de todos nós que estávamos organizando/realizando ficou muito alta. 

O sorriso não conseguia sair do meu rosto!!! 

Cheguei em casa contando o resultado da atividade pros amigos da república e no dia seguinte também compartilhei com os colegas de trabalho. À todos que contei consegui transmitir um pouco da grande energia gerada durante a atividade e recebi sorrisos de todos! Uma alegria compartilhada! 

Além disso, uma amiga (Fernanda) que estava presente no Largo me contou que havia acordado super bem no outro dia e que achava ser por causa da energia da atividade! Certamente a energia também se espalhou entre seus colegas de trabalho!

5) A experiência de estimular o afeto em fotos:
http://pt.slideshare.net/CamilaFreitas21/passo-4-caminho-do-sim-gsa-2015


6) Maior aprendizado na realização desta ação:



"Não precisamos ter receio de oferecer carinho ao outro, seja ele conhecido ou não, ao entender seu cuidado com ele, ficará aberto a receber. O afeto gera uma energia de amor saudável à todos os seres."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário