quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PASSO 5 - É FUNDAMENTAL RECONHECER E CELEBRAR SEUS VALORES, QUEM ESTEVE AO SEU LADO E O QUE ALCANÇOU

FOCO – A atenção ao objetivo proposto, colocando no centro a finalidade em questão

1.     Estou pronto para agir.

Com certeza tenho esta qualidade, por que geralmente me coloco completamente à disposição do caminho que escolho, seja ele profissional ou pessoal. Então sempre estou pronta para agir!
Talvez essa seja uma consequência da forma como escolho meus caminhos. Em geral, meu interesse é mais pelo caminho (trajeto) do que pelo fim à que ele me leva. Pra mim tanto a finalidade quanto o caminho tem que fazer sentido, tem que ter coração!!! Então quando inicio uma caminhada mergulho por inteiro e me entrego! Minha dificuldade nesse sentido é entender e respeitar meus limites, ter mais cuidado comigo, por que na maioria das vezes priorizo a necessidade de agir para alcançar determinado objetivo em detrimento de minhas “necessidades” pessoais.
Interessante é que hoje de manhã conversando com um amigo sobre o caminho do SIM, entendi que me coloquei completamente à disposição, estando sempre pronta para agir!!! E acredito que era necessário ter essa habilidade para percorrê-lo!!! O mais legal foi que depois dessa conversa, compreendi que é a forma como me coloco com tudo na vida. E agora estou justamente aqui respondendo essa questão!!!

Conhecimento: Antes de aceitar participar de um processo ou alguma atividade procuro avaliar se conseguirei contribuir de fato, principalmente se terei tempo disponível. Só após essa avaliação tomo as decisões. Na maioria das vezes avalio se tenho conhecimento sobre o assunto, mas também confio muito na minha capacidade de buscar por informações e aprendizados que me preparem para agir.
Exemplo: Quando convidada para meu trabalho atual, como educadora ambiental em comunidades ribeirinhas, sabia que teria que conseguir realizar a logística de campo, ou seja, lidar com deslocamentos de voadeira, barco, tambores de combustível, motores de luz, etc.
Considerei a experiência que eu já tinha do trabalho passado, mas ciente de que precisaria aprender muitas outras questões, por ser um local diferente e com demandas específicas. Diante do conhecimento que eu tinha e aberta a me dedicar à novos aprendizados aceitei o trabalho. Atualmente estou tendo que planejar a logística de campo para eventos com 100 pessoas em comunidades distantes!!! Está sendo um desafio, onde todo meu conhecimento prévio foi muito útil! Mas ainda assim houve vários problemas, no entanto sigo em frente me colocando à disposição para agir, para tentar solucionar os problemas, enxergando todas as situações como oportunidade de aprendizado!
No caso do caminho do SIM eu desconhecia as atividades, mas sabia que no período do jogo eu estaria na cidade sendo possível participar (pois quando estou em campo fico incomunicável). E como participar do GSA era um sonho, me coloquei à disposição para agir!!!


Habilidade: Posso agir, pois tenho a característica de me dedicar para os processos ou atividades que aceito realizar. Minhas escolhas geralmente são carregadas de uma grande motivação, seja por realização pessoal ou pelo sentido de ser útil para as pessoas, para o funcionamento do mundo. Muitas vezes minha realização pessoal está justamente no fato de eu conseguir me sentir útil pra humanidade. Gosto de me dedicar, me entregar por inteiro e isso me faz estar pronta para agir.
Exemplo: Tive que conciliar o trabalho e a realização dos passos do caminho do SIM. Para a realização de alguns passos abri mão de jantar, descansar ou de ir pra festa, pois tive que utilizar meus tempos vagos, e precisava de tempo para conduzir com a dedicação que gosto de ter.

Atitude: Quero agir, porque sempre aprendo muito quando estou em ação. É um momento de se expor e se testar suas capacidades, mas também de muito aprendizado.
Exemplo: Quero continuar agindo como nas atividades do caminho do SIM, pois aprendi muito com o processo. No início tive que dar um grande mergulho dentro de mim. Depois vivenciei a interação com os outros participantes do caminho do SIM, momento muito especial no qual me identifiquei e me emocionei com muitas outras pessoas que são motivadas pela mesma energia que eu (energia de transformação), entendendo que existe uma grande rede de guerreiros! Depois houve novamente o movimento de me voltar para minha vida, reaver objetos e processos que estavam estagnados e dar encaminhamentos para a energia fluir. Por fim, a grande oportunidade agir para além de minha própria vida, ciente de mim, da minha capacidade de transformar coisas e da enorme energia de colaboração da rede dos guerreiros, assim conseguindo transformar por alguns momentos algumas vidas! Grande aprendizado neste processo e muita realização pessoal!
  

2.     Tenho capacidade de envolver as pessoas  proporcionando  que todos  participem e contribuam na solução de questões e/ou na geração  de ideias, sem perder o foco no prazo de entrega.

Tenho parte desta qualidade, por que tenho dificuldade de me planejar com muito tempo de antecedência, então às vezes acabo pedindo para estender o prazo de entrega. Mas sou atenta às esses prazos, só que gosto de mergulhar nas atividades, então às vezes divido mal o tempo, resultando em correria para o momento da entrega.
Ultimamente tenho ficado mais atenta com o planejamento e prazo de entrega para então estipular as metas, como no ditado “dar o passo conforme o tamanho das pernas”. Tenho capacidade de envolver as pessoas para que todos consigam participar. Exemplo: Há um mês realizamos um encontro de jovens em uma comunidade ribeirinha distante de centros urbanos. Foi muito desafiador, pois tivemos que tentar prever todos os imprevistos antes, já que na comunidade não tinha nem um mercadinho. E a condução também era desafiadora, por ter que conseguir cativar 100 jovens. Fiz convites a diversas pessoas, tanto técnicos de outros programas da ONG na qual trabalho, quanto a voluntários, pois sabia que precisaríamos de várias pessoas para ajudar na condução. Consegui envolver 6 pessoas que não estavam diretamente ligadas para participar da condução das atividades durante o encontro, além de receber sugestões de pessoas que não puderam participar diretamente. Todos estavam muito empenhados em nos ajudar com esse desafio e conseguimos realizar a atividade dentro do prazo. Considerei todas as contribuições para as tomadas de decisão.

Conhecimento: consigo envolver as pessoas para a contribuição na solução de questões ou na geração de ideias, por que procuro conhecer os interesses das pessoas, para então solicitar ajuda no que gostariam de ajudar. Entendo que não adianta tentar envolver as pessoas com coisas com as quais elas não se identificam. Também sei que as pessoas precisam entender como suas contribuições auxiliam no “produto” final, então tento deixar claro para não ultrapassar o prazo de entrega. Inclusive peço pras pessoas me auxiliarem na tarefa de cumprir os prazos, pois sei que é um ponto no qual posso falhar!
Exemplo: Pedi sugestão de pessoas que tinham experiência em logística na comunidade que fizemos o evento, deixando claro os prazos e minhas principais dificuldades. Recebi auxílio de muitas pessoas, sendo que algumas não estavam diretamente envolvidas com o processo, mas entenderam minha dificuldade e visualizaram que conseguiriam ajudar de fato e que eu ia incorporar a ajuda!


Habilidade: posso envolver as pessoas para a contribuição na solução de questões ou na geração de ideias, pois tenho facilidade de compartilhar minhas dúvidas/dificuldades e pedir/aceitar sugestões. Gosto de ouvir a opinião das pessoas para entender os diversos pontos de vista para a solução de problemas ou elaboração de alguma atividade. Sempre acho que poderá haver alguma contribuição inovadora e sou bastante aberta para incorporar ideias diferentes. Exemplo: Antes de delinear minha atividade do passo 4 do caminho do SIM, interagi com muitas pessoas, tanto participantes quanto da minha rede pessoal, para pedir sugestões. Explicava minha ideia inicial e coletando todas as contribuições. Depois ainda visitei inúmeras atividades que foram postadas no facebook e só depois fechei minha atividade. No momento da realização levei em consideração a percepção das pessoas que estavam comigo para a definição do local, já que no local inicial não tinha muitas pessoas. Durante todo o caminho do SIM estive atenta aos prazos e consegui cumpri-los com êxito.


Atitude: quero envolver as pessoas para a contribuição na solução de questões ou na geração de ideias, por que acredito que decisões coletivas são mais acertadas. Gosto de facilitar o processo de decisões coletivas e tenho interesse em atuar profissionalmente nessa área, tanto que estou fazendo o Germinar, um curso que ensina facilitação de processos. Esse interesse vem aumentando nos últimos anos, pois percebi que tenho aptidão para entender os interesses das pessoas, conseguir escutá-las e tentar combinar todas as contribuições para alcançar o objetivo. Exemplo: quero realizar novamente as atividades que fiz no passo 4, agora com mais tempo para o planejamento do local, envolvendo mais pessoas (pessoas que já manifestaram interesse em participar depois de ver as fotos dos resultados) e com mais atividades (criadas com a colaboração de todos). Só não marquei a data ainda, pois estou definindo uma atividade de campo, então não sei quando estarei retornando à Manaus.


3. Acredito na transformação do mundo de forma concreta.
Tenho esta qualidade, por que acredito que há várias formas de vivenciar as experiências e que podemos contribuir para que as pessoas consigam vivenciar todas as coisas com o foco nas partes boas. As dificuldades podem ser encaradas como preciosos momentos de aprendizado e também acredito que podemos cultivar mais momentos de felicidade disseminando o cuidado e o afeto com o outro. Um grande aprendizado que tiro do caminho do SIM é que todos precisamos receber e dar afeto, e que essa troca nos enche de felicidade.
Conhecimento: sei fazer a transformação do mundo por que reconheço que todos os humanos carregam em si uma essência boa, sensível ao afeto, que buscam a felicidade e que querem colaborar para a felicidade dos outros. Sei que algumas ações podem levar a pessoa a sair do automático, da correria do dia a dia e se conectar com os outros humanos. Conheço algumas ações que ajudam a transformar o olhar. Exemplo: Árvore dos Sonhos, momento que a pessoa pára e se conecta com seu interior e projeta a melhor visão de si mesma no mundo!
Habilidade: posso fazer a transformação do mundo, por que acredito que todas as coisas e/ou pessoas têm pontos bons e ruins, então depende muito sob qual ângulo a pessoa está olhando! Então o mundo (ser bom ou ruim) depende muito mais de como se olha, do que dos fatos em si. E conheço atividades que ajudam as pessoas a transformar seu olhar. Exemplo: Sempre procuro elogiar para que elas identifiquem qualidades boas dentro de si e se sintam reconhecidas pelos outros.
Atitude: quero fazer a transformação do mundo, por que essas atividades me enchem de energia e prazer. Quando estou nessas atividades consigo me conectar com o meu lado mais humano e me sentir ativa na rede da vida! Exemplo: Realizar a atividade do passo 4  “Doce carinho” me encheu de alegria!!! Ver as pessoas trocando carinho e ficando contentes por serem bem recebidas ou por receberem carinho me emocionou muito! Agora que entendi que uma atividade simples pode alcançar um resultado tão legal quero fazer muitas vezes mais! 

GRATIDÃO ENORME AO CAMINHO DO SIM
"Apresentar-se,
Começa com um mergulho em mim,
Profundo, denso,
O olhar-se, 
Reconhecer a trajetória e se expor.

Passo 1,
Depois a reflexão sobre as ações na vida,
E outro mergulho, 
Maravilhoso Passo 2,
Tão profundo e até mais denso que o primeiro,
Na conexão com outros tantos guerreiros,
Outras tantas estrelas,
Iluminadas pela energia da transformação.

A identificação, a emoção ao reconhecer-se em outras histórias,
Gratidão ao sentir-se parte de uma rede,
De uma onda que vem forte!
E pelo carinho recebido!
Enxerga-se pelo melhor olhar do outro,
E olhar o outro pelo melhor olhar que se tem!

Passo 3,
Voltar-se novamente para si,
Remexer na própria vida, 
Entender-se no espaço,
Mas também respeitando os limites,
E agir de forma criativa,
Romper com a estagnação,
E dar vazão à fluidez.

Passo 4,
Novamente o desafio,
Conhecer iniciativas,
Concatenar as ideias,
Averiguar as condições de realizar,
Envolver pessoas,
Funcionar na rede,
E agir!!!

Realização repleta de aprendizados,
Gratidão eterna!!!
Divulgação e motivação de outras pessoas,
No compromisso de seguir neste caminho iniciado...

Passo 5,
Oportunidade generosa de olhar-se novamente,
Agora após as vivências do caminho,
Após entender quais são os meus SIM,
Mais certa e mais segura de estar no lugar certo,
De que este caminho tem coração!"

À todos que trilharam esse caminho junto comigo, perto ou longe, por face, whats app, e-mail, telefone e presencialmente! Muito obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário