terça-feira, 7 de outubro de 2014

O meu caminho


Dizer de mim...
O que dizer de mim?

Tarefa difícil encerrar em um espaço determinado as vivências, sonhos e formas de expressão de uma garota, ou melhor, de uma mulher e seus 32 anos.

Não, mas não pense que não gosto de falar de mim. 
Tenho bons olhos pra Camila.
Vamos lá querido (a), acomode-se então!

Comecemos pela definição que comumente ganho das pessoas ao meu redor: “A menina que fala sorrindo”.
 

Sim, acho coerente!
Adorooooooooo sorrir!!! Como diria um dos meus irmãos de coração (Adriano). Somos pessoas de sorriso fácil!
E logo já me lembro do ótimo investimento que meus pais fizeram, junto de minha enormeeeeeeeeeee paciência em usar 11 anos de aparelho bucal. E quando me lembro disso, constato que tenho mais é que sorrir aos baldes!!!
Hahaha!!!


Mas para além de dentes alinhados, sei que cada sorriso carrega em si um olhar doce sobre os momentos, uma crença no belo, uma alegria manifesta em se abrir a receber e retribuir as coisas boas da vida...

A sinceridade também é minha característica marcante, que pode ser vista como qualidade ou defeito, dependendo dos olhos de quem vê, mas também do “tom” com o qual me expresso!
Agora mais madura, busco envolvê-las (as sinceridades) com mel...



De criança começa minha curiosidade e paixão pela vida em suas inúmeras formas, com olhos especialmente admirados aos macacos. O pequeno período que fui escoteira (1 ano), me trouxe ainda mais vontade de trabalhar com a natureza. Essas paixões me levaram à graduação em Ciências Biológicas.



Ainda pela linha da curiosidade, da paixão pela natureza e da confortável sensação em estar na floresta, migrei do interior de São Paulo para a Amazônia, para um mestrado em Ecologia cursado em Manaus, cidade que me abriga até os dias de hoje!
E o mundo se abre (não pela primeira vez)!!!


Aqui preciso fazer um parêntese!!!
Além da curiosidade, sempre tive bastante disposição às aventuras, facilidade de entrega ao desconhecido, grande apreço às mudanças, além de um fascínio pela oportunidade de enxergar novos mundos. Pra mim, não são apenas novas formas de ver o mundo. Prefiro definir como momentos onde o mundo se “abre”, se torna maior e mais extenso, novinho em folha, por onde podemos explorar cada detalhe, com a mesma ânsia de conhecer mais e mais como quando motivados por uma paixão.
Outro parêntese é: adorooo me apaixonar!


Epa! Mas antes que o trem descarrile, voltemos à Amazônia.
 
Ah! Amazônia...
Difícil descrevê-la, 
Necessário senti-la...

Venha!!!
Convido à todos que têm peito aberto...





 
Me deixe mostrar meus versos sobre esses anos por aqui, das impressões da chegada ao que ela representa nos dias atuais!

Me encontrei contigo há 8 anos,
Antes apenas residente em minha imaginação,
Dentro de um espaço limitado e altamente fantasioso.

Entrei dentro de ti por inteiro.
Uma sensação de quentura por todo o corpo e um cansaço extremo.
O céu sempre carregado e uma chuva que não esfria,
Senão um banho refrescante.

E depois conheci o sol,
O calor queimante,
O choque térmico por entre idas e vindas dos gélidos condicionadores de ar,
A ausência de calçadas,
Os ônibus lotados e a debochada falta de troco.

Um jeito próprio de apresentar-se,
A doçura instantaneamente intercalada com a grossura,
Numa necessidade de expressão e espontaneidade imediata.

Para além do concreto, luzes e buzinas,
O rio de chá mate,
Como no caldeirão da bruxa,
Mas também imersa numa imensidão de água,
Que tinge de marrom os pelos do corpo.

O encontro com pessoas maravilhosas,
A compreensão e entrega à uma nova lógica,
O aprender constante no vivenciar.
A energia quente, pulsante e vívida no ar.

A ordem bagunçada de Manaus,
Cidade de encontros e desencontros,
Na qual aportam os mais entregues viajantes,
Lançados em missões pontuais,
Ou onde se inicia uma viagem da vida!

E após 8 anos de encontros e desencontros,
Vejo que não sou só eu que estou dentro de ti.
Você está completamente dentro de mim,
Permeia meus músculos, ossos, pensamentos e sensações,
E meus sonhos não se findam ao conhecê-la ainda mais,
Acompanham sua grandiosidade e imensidão,
E se desdobram multiplicando-se em desejos a serem vividos,
Sentidos!!!
Todo amor por essa inenarrável Amazônia."
                      Barcelos - AM, 28/02/2014.


Espero que tenha gostado.
Mas sim, voltemos querido (a).
Ia te falando de um tal mestrado. Além da imensa satisfação de ver os macacos e a bicharada, comecei a trabalhar com os ribeirinhos!

E o mundo se abriu mais uma vez!!!
Só que agora com uma profundidade que redirecionou toda a minha atuação profissional e pessoal!  


Nesse momento, aos meus olhos a conservação da natureza passa de ser apenas focada nos organismos biológicos e só faz sentido quando considera o ser humano, abarcando toda sua complexidade!
É um momento de rico aprendizado onde intensifico o olhar para o outro, olhando também pra minha própria vida!

Aprendi e continuo aprendendo muito com os ribeirinhos, pessoas fortes, imbuídas de garra e uma enorme sabedoria tradicional. Pessoas que enfrentam tantos problemas e tão básicos (como quase nenhum acesso aos serviços de saúde) e que na maior “das simplicidades” conquistam vida abundante.
Tenho enorme respeito à esses guerreiros, que me ajudam a resignificar as necessidades da vida, principalmente materiais. Imensa gratidão às trocas e ao carinho, que me fazem cada vez mais ter interesse pelos humanos.

Agora já contei um bocado sobre os caminhos que me trouxeram até este ponto!

***

Talentos?
Tenho alguns...

Sou uma pessoa dada às artes! Gosto de trabalhos manuais diversos, como pintura, de forma que consigo determinado sucesso em atividades que exigem motricidade fina e quietude. Também tenho um “feeling” para cozinha. Faço pratos diversos e não me amedronto com os novos. Tendo tempo e disposição a comida fica gostosa, mas não pratico muito. Essas são habilidades que herdei de minha queridona, minha mãe.


Gosto de escrever!!! Às vezes com dúvidas sobre a “poesia” e qualidade em meus textos, mas, particularmente, gosto!

Adoro dançar! Tenho facilidade em deixar a musica me levar, em manter o ritmo, em não confundir os pés. Então com um bom parceiro dá pra fazer bonito. E adoro sambar!
A música é minha grande paixão entre as artes. Adoro cantar! Canto bem quando o faço com segurança e emoção! Essa paixão e “talento” herdei do meu queridão, meu pai.
Peço uma licença pra te mostrar outro verso, agora sobre o canto.


"O som, o tom,
A melodia, a voz.
A entrega ao canto
Com os pés descalços no chão,
Para pisar a realidade, pisar a terra
Em meio à inundante emoção.

Há desafinos, mas também entrega total.
E depois tomo gosto,
Confiança,
Sem o anterior torpor do álcool
E a voz se propaga segura e macia.

Há doçura e realização
A música me alimenta,
E o canto é a expressão mais desnuda de mim."
                                  Manaus – AM, 16/12/13.



Mas voltemos meu querido (a). Ainda quero lhe falar um pouquinho dos meus sonhos!

Cada vez mais presente (com o passar dos anos), tenho um sonho:  ser mãe!
Ter um filho, que me estimule à pensar, viver e amar para além do EU. Até o momento me encerro, principalmente, nas minhas necessidades, mas quero experimentar um sentimento que transcenda meu ego.

Enquanto isso agradeço imensamente minhas 2 “filhas” caninas. Seres muito queridos, com as quais exercito dedicação e amor diários.





 

Já o sonho que norteia minha vida se baseia em ser útil à humanidade, ajudando a multiplicar o que há de bom, as alegrias, os sentimentos positivos, a energia que constrói. Para isso quero continuar trabalhando com as pessoas, principalmente estimulando-as a apresentar o seu melhor e a enxergarem novos mundos.



Por acreditar nessa energia de transformação é que chego ao Guerreiros sem Armas.   
 
 
Antes de nos despedirmos, gostaria de lhe mostrar mais um verso, escrito no retorno de uma atividade com jovens comunitários com os quais trabalho!
Eis o que me motiva!

“O dia se despede,
Com o céu delicadamente colorido
Em variados tons de laranja e azul,
Talvez roxo,
Com um vento presente,
E o motor que segue macio
Pelo encantado Purus,
Com a presença vívida do sentido de seguir.

Ideias ao chão,
Numa realização plena,
Numa felicidade tranquila,
Nos olhares orgulhosos,
No talento descoberto,
No exercício de olhar-se,
Em relação ao outro,
E ao meio ao redor,
E sorrir...

No caminho com coração,
Amor em movimento,
A sincronia, a convergência,
A fluidez...”
   Beruri – AM, 10/08/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário