domingo, 12 de outubro de 2014

PASSO 3 - #Arymax é fundamental descobrir seu poder de transformar as coisas com foco na abundância.

Repensar, Reduzir, Reciclar, Reutilizar, são os primeiros passos para entender como o seu consumo e suas atitudes afetam o mundo, em especial, nestas áreas:
1. Transporte
2. Alimentação
3. Energia
4. Consumo pessoal

DESAFIO: Queremos que mostre como você aplica estes conceitos de forma concreta e com ações na sua vida.

Acredito que não necessariamente por causa de minha profissão, sou bióloga, mas sempre tive uma tendência a consumir muito pouco. Meu foco sempre foi a utilidade. Acredito que à medida que fui entendendo melhor a profissão minha consciência também foi aumentando neste quesito. Mas refletindo melhor vejo que não é em todos os pontos que eu tenho o senso de economia aguçado. Vamos às áreas:

1. Transporte: Utilizo carro diariamente. A aquisição de um carro usado após 8 meses de ter me mudado para Manaus representou uma grande melhoria na qualidade de vida. Aqui o transporte urbano não é bom, está sempre lotado e atrasado, condições que são pioradas por conta do calor. Além disso, houve períodos que representava uma segurança para eu chegar em casa depois que anoitecesse, devido ao local onde eu morava. Ainda representa segurança quando tenho que transportar notebook.
Como resultado continuo usando carro até hoje. É uma das decisões que avaliando custos e benefícios ainda acredito que traga mais benefícios.
É um carro usado que está super conservado, então quase não tenho problemas com manutenção e é bem econômico. 
Pensando no lazer e também no transporte comprei uma bicicleta anos atrás, usei algumas vezes para o transporte até o trabalho, além do lazer.
Esses tempos estava repensando a questão do meu transporte e tenho pensado novamente em estabelecer pelo menos alguns dias na semana para ir de bicicleta para o trabalho. É uma alternativa viável, embora Manaus seja um pouco complicado por conta do sol, calor ou muita chuva (sem falar nos riscos do trânsito)!  
Tentarei estabelecer pelo menos 3 dias na semana!
Ademais utilizo muito combustível para deslocamento de barco no meu trabalho, mas que não tem como modificar! Sempre tentamos economizar. E também ando de avião pelo menos 1 vez ao ano para visitar meus familiares, também é a única alternativa, mas que, com certeza, traz mais benefícios do que custos.

2. Alimentação: No último mês estou comendo muito em restaurantes por conta da falta de tempo para cozinhar. Mas antes eu estava conseguindo estabelecer um ritmo de levar minha marmita para o trabalho. Confesso que fui incentivada por outras amigas de trabalho, que fazem sua comida diariamente, e que têm como motivação não apenas a economia de dinheiro, mas a qualidade da comida consumida, numa busca pelo saudável. Quero voltar a cozinhar, pois há pouco tempo entendi que cuidar da própria comida é um grande cuidado consigo mesmo, um verdadeiro ato de amor. 
Na compra de alimentos não costumo esbanjar, embora vez ou outra deixo alguma verdura ou legume perder na geladeira. Esse é um fato que me incomoda quando acontece. Não tenho nenhum problema em comer comida requentada, às vezes reaproveito elaborando outro prato. Então desde que não fique estragada, eu não desperdiço. O que acho que posso melhorar é em usar todas as partes dos alimentos, como as cascas e talos!

3. Energia: Em relação ao consumo de energia acredito que há pontos que ainda posso melhorar. Em casa (moro em uma república) utilizamos todas as luzes fluorescentes, mas costumamos deixar uma luz na cozinha e outra na garagem durante a noite. Elas são apagadas assim que vamos dormir. Acredito que podemos repensar se elas precisam mesmo ficar acesas, ou se poderíamos diminuir a potencia de alguma.
Embora eu more em Manaus, que é uma cidade bem quente, ainda tomo banho morno, pelo menos de manhã. Não gosto de sentir a água gelada no corpo quente!!! Uma alternativa seria manter o banho quente apenas de manhã e estipular o banho frio de noite. Outra atitude que irei fazer é reduzir o tempo do banho, ou seja, fechar o chuveiro para me ensaboar. Acredito que essa última alternativa me ajudará a conciliar o prazer do banho com a economia de água e energia.
Não gosto de usar ar condicionado para dormir (nem tenho), e, como sou friorenta, só uso ventilador nos dias muito quentes. Pensei e repensei, mas não tem como não usarmos o ar condicionado no trabalho,  o calor do dia é muito desconfortável e também depende da opinião das outras pessoas que dividem sala comigo. Ademais não costumo deixar luz acesa quando não estou utilizando. Quando lavo louça, fecho a torneira enquanto passo sabão nos itens. Uso as roupas várias vezes antes de colocar pra lavar! 

4. Consumo pessoal: Desde pequena não sou consumista. Sempre comprei os itens dos quais realmente preciso e o que mais me irrita é comprar algo que não tem serventia. Por causa dessa característica sou meio indecisa, demoro pra comprar e só compro quando tenho certeza. Se mesmo assim eu não usar, espero um tempo pra ver se depois me animo a usar. Essa estratégia já deu certo muitas vezes!!! Se mesmo não usar, daí fico pensando em alguma forma de transformar para conseguir usar. Odeio desperdiçar principalmente no caso de roupas. Essa característica me faz usar as roupas até acabar (furar, rasgar), ou, pelo menos, por anos a fio! Um exemplo disso é que tenho peças de roupa entre 8 e 10 anos de idade. Minha mãe até tira sarro de mim por causa disso, mas não ligo, pois não sigo a moda. Então se eu me sentir bem com a peça, considero que está tudo certo!
O lado ruim disso é que acabo tendo um pouco de apego com os objetos. Nos últimos anos tenho feito um exercício de revisar todo o guarda roupa várias vezes no ano e me forçar a retirar pelo menos algumas peças para doar. Está dando certo. Com isso não tenho muita roupa, sapatos menos ainda, mas ainda acho que poderia doar mais coisas! Recentemente, talvez por estar com uma remuneração melhor, tenho me forçado a adquirir peças de roupa novas (sempre com o crivo: será super útil!), no sentido de cultivar a energia da renovação.
Meu maior problema nesse sentido é o acumulo de documentos diversos e livros. Mesmo que eu não trabalhe mais com determinado tema, sempre fico achando que poderia usar o material em uma outra ocasião. Preciso me desapegar de pelo menos metade desses materiais, que são basicamente papeis. Estou me preparando pra isso, pois representará romper com antigos caminhos! 
Nesse sentido, vou doar os livros que acho que não terá mais serventia, que não tenho vontade de ler! E tentarei doar todos os artigos científicos sobre primatas, que representa todo o meu estudo na graduação e no mestrado. Essa será a parte mais difícil, mas acho que gerará mais abundância nas mãos de pessoas que ainda trabalham com o tema!

Ponto crucial
E uma ação que é urgente nesse sentido é a organização. Muitas coisas não utilizo por não saber onde estão. Já tenho identificado isso há um tempo (principalmente depois que me separei e me mudei). Comecei a organizar, mas ainda não mexi em tudo. Será difícil por ser outro rompimento com o passado, mas o farei, sei que é necessário!
 

TRANSFORMAÇÃO – Encontrar-se com os aspectos indesejados presentes em si e os desejados, abrindo espaço para dar nova forma e significado a eles.
Neste caminho que você escolheu, o foco é na transformação exterior conectada à transformação interior, por isso queremos que você:
  1. Faça uma lista de objetos que você não utiliza a pelo menos 1 ano; Apresente a sua estratégia para que cada um destes objetos possa voltar a ser utilizado; Faça o upload de 1 foto da pilha de objetos sem uso;


Primeiramente será separado o que ainda pode ter alguma serventia se consertado ou transformado!! 
  •     Roupas diversas:
                   - Calça jeans, saia, blusinha  -> Tingir;
                   - Camisetas  ->  Customizar, fazer forro de almofada;
                   - Calças sociais, Vestido  ->  Comprar sapato adequado.
  • Sandálias rasteirinhas  -> Levar para conserto;
  • Almofadas   ->  Fazer capas;
  • Espumas   ->  Fazer almofadas (forro e capa);
  • Retalhos de pano  -> Fazer almofadas e outras decorações;
  • Livros e documentos diversos   -> Catalogar e arquivar;
  • Bolsas  -> Organizar local para ficarem expostas;
  • Bijuterias:
                - Brincos: trocar gancho;
                - Colar: Consertar;
                - Diversos: Organizar local para ficarem expostos.
  • Cortina quarto  -> Reformar para aumentar comprimento;
  • Cortinas sala - > Reformar e colocar varão na parade;
  • Colchonete   -> Acampar!!!

Objetos sem uso a mais de 1 ano (uma amostra):
 


Novos usos dos objetos;














4.  Avaliação: como foi para você chegar na lista de coisas que pode reutilizar e os resultados alcançados

Chegar na lista de coisas não foi difícil. Já sabia o que estava precisando de reforma para voltar a ser utilizado. 
Me propus a fazer a transformação com 5 objetos! Para alguns eu já tinha ideia de como transformá-los e outros objetos foram criados ontem, como a almofada para viagem! (Adorei!!!)
Fiquei feliz com os resultados alcançados. Farei melhor uso de todos eles e já fiquei com vontade de fazer mais transformações. Criatividade e atividades artísticas não são uma dificuldade para mim, mas tempo é um limitante! 
No entanto, compreendi a necessidade de ação para a transformação. Necessidade de agir e não deixar pra depois!!!
Contente por ver que ideias antigas deram certo e se transformaram  em realidade, como no caso da saia que virou uma blusinha! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário