terça-feira, 7 de outubro de 2014

PASSO 1 - RECEPTIVIDADE: Abertura para novos aprendizados, pessoas diferentes e para diversidade


1 - Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido.
Tenho esta qualidade, porque há muito tempo venho seguindo por caminhos que no início eram completamente desconhecidos para mim. Não tenho medo do desconhecido, pois tenho curiosidade, olhos atentos, abertura e flexibilidade suficiente para tentar entender o novo e encontrar meu lugar, sem deixar de lado minha essência.
O primeiro grande caminho rumo ao desconhecido aconteceu quando me mudei para Manaus para fazer mestrado, embora eu já gostasse muito das mudanças, tendo algumas vezes iniciado novos ciclos em ambientes completamente desconhecidos (3 mudanças de escola, 1 mudança de cidade - faculdade, 1 mudança de cidade - estágio na mata atlântica). Vinda do interior de São Paulo, não tinha nenhum parâmetro ou expectativa sobre minha vida no Norte do país. Apenas torcia para que o calor não fosse insuportável e que os mosquitos me “deixassem” fazer os estudos na floresta. E mesmo diante dessas indagações sabia que precisava tentar. Dar uma oportunidade para conhecer o desconhecido. 
Estando na Amazônia já fui muitas vezes para cidades ou comunidades ribeirinhas do interior que desconhecia completamente. Tenho a mesma abertura ao desconhecido também em relação ao trabalho, ao lazer e a conhecer pessoas. 


Conhecimento: sei lidar com o desconhecido porque conheço minha essência, consigo entender meus próprios limites e minha flexibilidade em lidar com o diferente. Por isso, não costumo achar que o diferente agride minha essência, mas sim que pode enriquecê-la.


Habilidade: posso lidar com o desconhecido por que sou flexível, curiosa e comunicativa. Tenho respeito pelo diferente e olhos atentos ao que posso aprender com as vivências. Ser comunicativa é uma habilidade que me ajuda muito em enfrentar o desconhecido, pois consigo rapidamente sentir empatia com as pessoas ao redor, então busco compreender as situações. Também tenho facilidade de fazer amizade, então não fico com medo de lidar com as situações sozinha. Acho que sempre haverá alguém que poderá me ajudar. 


Atitude: estou aberta ao desconhecido por que acredito que todas as vivências trazem aprendizados que levo para a vida, principalmente as experiências que não me são comuns. Gosto da oportunidade de vivenciar o inédito, o novo. E sinto gratidão pelo processo e pelo aprendizado!


"Descobri que minha forma preferida de viajar é em barcos regionais amazônicos (se não estiverem muito lotados!). É muito confortável ficar se embalando em sua rede, lendo, ouvindo música, olhando a paisagem ou dormindo".
    Vivência após 27 anos de idade  




2 - Tenho capacidade de implementar ações geradoras de resultados sustentáveis, através da avaliação de riscos, persistência e determinação, mantendo sempre a visão do todo.
Tenho parte desta qualidade, porque consigo ter a visão do todo, considerando também os riscos para implementar ações geradoras de resultados sustentáveis, mas ainda não tive a oportunidade de estar por muitos anos conduzindo um processo desses. 
Atualmente, no programa de educação ambiental que estou conduzindo, estamos realizando atividades com os jovens para promover a comunicação comunitária, ou seja, que eles possam gerar suas próprias notícias e possam futuramente abrir novas arenas de discussão das questões nas comunidades. Por enquanto, realizamos apenas uma primeira atividade, capacitando os jovens a produzirem filmes comunitários sobre temáticas locais. O primeiro resultado foi surpreendente, pois alcançou vários objetivos que tínhamos, como valorização do conhecimento tradicional, promoção do diálogo entre jovens e idosos, envolvimento e respeito dos jovens com o tema, protagosnimo e responsabilidade dos jovens para conduzir as filmagens, melhoria da auto estima dos jovens, entre outros. Vamos continuar dando sequencia nas atividades de comunicação comunitária, pois entendemos que é de suma importância para que essas populações se reconheçam e se valorizem. No entanto, minha preocupação está no futuro do projeto, quando a proposta já não for mais inovadora. Pode não acontecer, mas como conseguiremos continuar motivando os jovens?


Conhecimento: sei trabalhar com a implementação de ações geradoras de resultados sustentáveis, porque sempre procuro entender os interesses e motivações de todos os envolvidos, e como cada um se encaixa no todo. No entanto ainda não conduzi processos muito longos, para lidar com o desafio da motivação. Sei que pra ser sustentável, ou seja, durar ao longo do tempo, a ação deve trazer benefícios à todos os envolvidos, só assim estes manterão sua participação. Ninguém se envolve com algo que não lhe faz sentido! 


Habilidade: posso trabalhar com a implementação de ações geradoras de resultados sustentáveis, porque gosto de desenvolver a visão estratégica dos processos, ou seja, entender o funcionamento do todo, mas também considerando as expectativas pessoais envolvidas no processo. 


Atitude: quero trabalhar com ações geradoras de resultados sustentáveis, porque ações pontuais ou temporárias não promovem a transformação de fato! Identifico que eu teria o desafio de aprender como manter a motivação, para que todos os envolvidos continuassem com a persistência e a determinação necessária para manter os resultados. Muitas vezes eu própria gostaria de ter mais persistência e determinação em questões pessoais!!


Jovens ribeirinhos produzindo um filme sobre pescadores da
região. RDS Piagaçu-Purus - AM


 "...

No exercício de olhar-se,

Em relação ao outro,

E ao meio ao redor,

E sorrir..."
              Camila Freitas




3 - Acredito na transformação do mundo de forma concreta
Tenho parte desta qualidade, porque acredito na possibilidade de transformação, local à local, mas ainda não consigo visualizar como a transformação pode acontecer em todo o mundo ao mesmo tempo. Nos últimos anos venho trabalhando para viabilizar transformações de visões e atitudes. Comecei trabalhando com ribeirinhos no sentido de envolvê-los em programas de monitoramento da biodiversidade. Muito além dos dados biológicos, para mim esse tipo de trabalho faz com que as pessoas fiquem mais atentas ao ambiente ao seu redor, entendam que eles podem determinar o futuro dos recursos naturais dos quais depende a manutenção de sua qualidade de vida e consigam tomar decisões mais conscientes. Também implica em tentar trazer à consciência de que eles podem transformar sua realidade. Mas o difícil era conseguir envolver a todos.
Atualmente continuo trabalhando com ribeirinhos, agora em um programa de educação ambiental que tem os jovens como foco de suas atividades. Neste projeto nosso objetivo é que os jovens consigam reconhecer suas potencialidades, valorizando o ambiente e a cultura onde estão inseridos, assim podendo dar prosseguimento ao trabalho iniciado pelos adultos. Também trabalha com a visão que eles são capazes de transformar sua realidade.

Conhecimento: sei trabalhar com a proposta de transformação de mundo por que sou atenta e sensível ao outro, busco entender qual o sonho das pessoas, o que as motiva, que futuro elas almejam. Além disso, acredito de fato que essas pessoas conseguem transformar suas realidades. E ainda que existam problemas estruturais que sobrepõem a realização da transformação de forma concreta, acredito que manter a energia transformadora já é um grande benefício.


Habilidade: posso trabalhar com a transformação de mundo, por que tenho a habilidade de envolver e estimular as pessoas a se dedicarem a um objetivo comum. A sinceridade, empatia e carinho com que conduzo as relações com as pessoas, faz com que estas também acreditem em suas potencialidades e na capacidade do grupo. Conduzir o processo acreditando de verdade é primordial!


Atitude: quero continuar trabalhando com transformações no mundo por acreditar que estamos vivenciando um momento mais integrador na Terra, onde os benefícios vão passar de ser principalmente individuais para serem coletivos. Acho que já existe abertura para essa transformação, então gostaria de contribuir ativamente pra que ela se multiplique. 

 
 Encontro de Jovens na RDS Piagaçu-Purus - AM.


"No processo da transformação..."

2 comentários:

  1. Después de leer el post de Camila, creo que es una persona muy competente.

    En los ejemplos que expone, transmite que es una persona de mentalidad totalmente abierta en diferentes ámbitos de la vida. No tiene miedo al cambio, y no teme estar en situaciones incomodas, ya que de ahí conseguimos el mayor aprendizaje para nuestras vidas.

    Creo que podría ser una persona muy positiva para el equipo de Guerreiros Sem Armas 2015. Todo mi apoyo :-)

    Txomin

    ResponderExcluir
  2. Txomin,
    Muito obrigada pelas palavras.
    Visitei seu blog, mas não encontrei sua apresentação.
    Mas no passo 1 conseguir conhecer um pouco de ti no post do passo 1.
    Escreverei no seu passo 2, ok?
    Grande abraço

    Também

    ResponderExcluir